Fala Galera, beleza?
Hoje meu post é para falar um pouco do pré-processador que ando utilizando.
Bom rapidamente, o que é um pré-processador? Pré-processador é um programa que interpreta determinado texto escrito e converte para um outro tipo.
Poderíamos criar um pré-processador de Lorem Ipsum. Que interpretaria cada palavra de um parágrafo e transformasse ela em uma lingua escolhida.
Um exemplo inventado de minha própria cabeça:
# Convert Lorem Italiano
# Convert(Comando de conversão) Lorem(O que irá ser convertido) Italiano(Linguagem da conversão)
Bom então, SASS é uma linguagem de programação e também um Framework. Com essa linguagem nós escrevemos CSS de uma maneira mais dinâmica e interessante.
O SASS nos da a possibilidade de utilizar variáveis no CSS, dessa forma definimos um valor X apenas uma vez e setamos as variáveis nas classes, IDs, etc.
Exemplo real de uso do SASS:
$screen-sm-min: 768px; // Definindo a variável #header { .logo { // A herança pode ser feita apenas colocando uma classe dentro da outra margin: 10px 0px; display: block; @media (min-width: $screen-sm-min) and (max-width: $screen-sm-max) { // As variáveis são definidas com o Dolar na frente text-align: center; } @media (max-width: $screen-xs-max) { // As variáveis tem seus valores definidos antes text-align: center; img { max-width: 100%; } } } }
Os comentários explicam algumas funções e qualidades básicas de usar o SASS.
Após isso para processar o SASS costumo utilizar o Compass. Ele é muito massa!
Para comprimir é basicamente acessar o diretório de configuração do COMPASS e compilá-lo.
Bom, é isso! Vou trazer novidades sobre Odin, SASS, COMPASS e etc em breve!
Deixe um comentário