Porque mudei para o Windows 11

Meu principal objetivo ao mudar para o Windows foi poder ajudar os usuários desse sistema. Como já estava há quase 10 anos sem contato com ele, não tinha mais noção de como era o ecosistema da Microsoft.

Além disso, havia algumas coisas que eu imaginava que o Windows poderia me ajudar, e sim, ele ajudou!

Tenho vontade de criar uma linha do tempo do Windows 7 -> Linux (Diversas distros) -> Mac -> Linux (Mint e PopOS!) -> Windows 11. Se gostarem da ideia, deixem aqui nos comentários. Assim, posso descrever a experiência de forma mais detalhada.

Pontos positivos

WSL Estável

Quando testei o WSL anteriormente, enfrentei vários problemas. No entanto, hoje em dia, é possível instalar o WSL (Windows Subsystem for Linux) com muita facilidade, e ele funciona muito bem. Ter o Linux dentro do Windows é extremamente útil. Para o meu dia a dia, acredito que, sem isso, seria inviável usar o Windows no trabalho.

Bons Apps

Utilizo alguns aplicativos para gestão de tarefas, principalmente o Todoist, e prefiro usar os aplicativos em vez de suas versões web. Antigamente, o Linux não se saía tão bem nesse aspecto. Hoje, no Windows, uso diariamente os aplicativos do Todoist, Crunchyroll, Netflix, WhatsApp, Asana, Obsidian, Notion, Instagram, Spark Mail, entre outros. E eles funcionam incrivelmente bem.

VPN

Simplesmente, o NordLayer não funciona muito bem no Linux. Eu tenho problemas para me conectar com alguns clientes usando a VPN no Linux, enquanto no Windows funciona 100%. Isso foi um grande ponto de decisão, pois preciso usar a VPN várias vezes ao dia e já estava completamente cansado de pedir para outras pessoas realizarem a demanda X ou Y para mim, porque a minha VPN não funcionava corretamente. Além das vezes em que precisava fazer algo com urgência e tinha que pedir para alguém, e essa pessoa não respondia na hora, isso gerava um gargalo, etc, etc, etc…

IPV6

Qualquer pessoa que tenha um conhecimento de Linux um pouco mais avançado do que o básico que possuo conseguiria configurar o IPV4. No entanto, por alguma razão desconhecida, meu computador sempre utilizava IPV6, o que dificultava o mapeamento do meu IP para os clientes com os quais trabalho, acessos à intranet, entre outros.

Jogos

Não sou exatamente um usuário avançado de PC para jogos ou algo do tipo, mas aproveitar aquela promoção da Steam, com um jogo incrível por R$30, definitivamente vale a pena!

Compatibilidade com periféricos

Mouse, teclado, fones, entre outros, funcionam no Linux. No entanto, aquelas configurações específicas de cores e atalhos avançados dos teclados só são possíveis com os drivers adequados instalados, e eles são predominantemente desenvolvidos para o Windows.

Pontos negativos

Backups são um ponto negativo

No Linux, você instala todos os seus programas, faz todas as suas configurações e coloca tudo em um arquivo bash, como fiz neste repositório. Formate seu computador, execute um comando e, em poucos minutos, está tudo pronto! Já consegui configurar uma máquina em 20 minutos, partindo do zero. Isso é fantástico.

De certa forma, a Time Machine do Mac também é eficiente para garantir que você não perca nada. Porém, no Windows, tudo parece mais disperso. Não conheço nenhuma ferramenta realmente boa e eficaz, o que considero um ponto bastante negativo.

O git é um ponto negativo

Recentemente fiz algumas configurações que melhoraram um pouco a experiência. No entanto, se você baixa um repositório no Windows e precisa usá-lo no WSL (ou vice-versa), terá bastante trabalho. Um trabalho que, usando apenas o Linux, você não enfrentaria de forma alguma.

A poorra do arquivo Zone.Identifier;

Se você usa git no Windows e transfere arquivos do Windows para o WSL, provavelmente já se deparou com o famoso Zone.Identifier. Esse arquivo é como uma praga de jardim: está sempre lá, e você precisa estar constantemente removendo (deletando) ele. Infelizmente, nenhuma solução parece ser realmente eficaz para evitar que essa praga retorne!

Tem alguns bugs/glitchs bizarros;

É o padrão Windows de sempre. Uma tela azul aqui, um bug estranho que exige reinicialização do computador acolá. Fone que não funciona, bluetooth que não conecta, entre outros problemas. São várias pequenas questões nas quais o Windows promete ser 100% eficiente e que sempre foram pontos de crítica no Linux. Hoje, tenho plena convicção de que meu fone funcionará melhor e mais rapidamente se eu estiver trabalhando em uma distro Linux.

Conclusão

Colocando na balança, hoje, por passar mais tempo em reuniões, respondendo e-mails e realizando outras atividades que não envolvem programação, acredito que esse é o sistema operacional que melhor me atende. No entanto, se eu dedicasse mais tempo à programação do que a outros tipos de tarefas, com certeza, não o utilizaria.

Obrigado, Brasil. Bebam água, Bjos. ❤️


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *